O atendimento ao cliente está ganhando cada vez mais importância para empresas. Isso porque o consumidor de hoje tem influência direta no desempenho de marcas.

A pesquisa Microsoft State of Global Customer Service, de 2016, apontou que clientes deixaram de fazer negócios com empresas por conta de más experiências que tiverem com o serviço de atendimento.

Usar máquinas para esse tipo de tarefa não parece algo inteligente a ser feito, em um primeiro momento. Mas a evolução da tecnologia permite, hoje, que muitas das frustrações enfrentadas em atendimentos possam ser facilmente reduzidas (como por exemplo o tempo de espera para ser redirecionado a um agente disponível para o atendimento).

Bots são a principal arma usada nesse sentido. Eles analisam dados de consumidores desde o primeiro minuto do contato, trazendo soluções rápidas e precisas para problemas. Além disso, o uso da IA nesse sentido permite que companhias coletem dados que podem ser usados para criar experiências cada vez mais personalizadas.